A tíbia é um dos ossos da perna, que também participa da sustentação do corpo. Ela faz parte de duas articulações: o joelho e o tornozelo.
Além de ajudar no suporte do peso, a tíbia é fundamental para a realização de muitos movimentos, desde uma simples caminhada até um salto complexo.
A fratura do pilão tibial, é uma lesão causada por traumas graves, decorrentes de quedas de moto, acidentes automobilísticos, atropelamentos, quedas de altura etc.
Os principais sintomas da fratura do pilão tibial são a dor e inchaço que deforma a perna, além de incapacidade de apoiar o peso do corpo. A presença de bolhas, aumento da pressão dentro da perna e a exposição óssea (fratura exposta) também podem estar presentes e inspiram maiores cuidados.
O diagnóstico é realizado através da história clínica e pelos sintomas apresentados pelo paciente, em conjunto com exames complementares de raio x e tomografia.
Na maioria dos casos, o osso do pilão tibial fica fragmentado em pequenos pedaços e precisa ser reconstruído da melhor maneira possível para que as sequelas pós-traumáticas sejam minimizadas.
Infelizmente, a maioria dos pacientes que sofrem esse padrão de fratura do pilão tibial ficam com algum tipo de sequela definitiva, podendo ser um inchaço frequente, limitação dos movimentos do tornozelo, dor aos esforços físicos, entre outros.
Se você está com dor ou sofreu algum trauma recentemente, procure o Instituto Osmar de Oliveira!