Embora não ficar parado seja importante, se mexer nem sempre significa realizar exercícios físicos. Afinal, existem algumas diferenças importantes entre atividade física, exercício físico e prática esportiva.
Tecnicamente, a atividade física consiste em qualquer contração do músculo esquelético que o faça realizar movimentos corporais ou gastar energia maior do que o nível de repouso. Isso significa que até mesmo os movimentos que você realizou com as mãos para chegar até este artigo podem ser considerados uma atividade física.
Para passar para a categoria de exercício físico, é preciso que a atividade ostente um planejamento, estrutura e repetições, resultando em um exercício contínuo. Por sua vez, a prática esportiva necessita envolver uma atividade de competição, institucionalizada e repetitiva que envolva esforços físicos e intensos, tendo como objetivo atingir o máximo desempenho.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, o ideal é que indivíduos adultos de até 65 anos realizem uma média de 150 minutos de exercícios físicos por semana, incluindo caminhadas diárias.