Coxartrose é a nomenclatura que se atribui à artrose da anca (articulação coxofemural). Esta articulação é formada pela cabeça do fémur, que roda no acetábulo, sendo este último composto pelos ossos da bacia.
É uma condição dolorosa que ocorre quando o suprimento de sangue para o osso é interrompido. Seria o equivalente a um infarto do coração, porém na cabeça femoral. Sem um suprimento de sangue as células ósseas morrem, levando a alterações do formato e funcionamento do quadril.
O termo Impacto Fêmoro Acetabular (I.F.A.) refere-se a uma alteração do formato e do funcionamento biomecânico do quadril. Nesta situação, ocorre contato ou deslizamento anormal entre o fêmur e o acetábulo.
Condição médica caracterizada pela ocorrência de dor na região do púbis (osso do quadril). Pode ser causada por intensos treinos físicos, causando inflamações e consequentemente dores, sendo estas muitas vezes incapacitantes.
Os principais sintomas são as dores na região do púbis: durante a prática de abdominais, ao se levantar, ao tossir, espirrar e na realização de atividades físicas.
O tratamento para pubalgia é conservador, com a realização de fisioterapia, sob orientação médica.
Normalmente, durante as sessões de fisioterapia para pubalgia, o paciente realiza exercícios que ajudam a fortalecer os músculos do abdômen e da coxa, tornando o tratamento mais eficaz.
A cirurgia para pubalgia é utilizada apenas nos casos mais graves, quando o problema não fica tratado apenas com o uso de fisioterapia.
Prótese – ou artroplastia – de quadril é o nome dado ao procedimento para substituição do quadril natural por outro quadril protético.
A indicação mais comum para este procedimento é a coxartrose (artrose, ou “desgaste” da cartilagem do quadril). Quando o quadril sofre um processo degenerativo e torna-se doloroso e limitado, esta cirurgia pode ser indicada para restaurar o movimento e aliviar a dor, melhorando a qualidade de vida.
Artroscopia de quadril é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva e possibilita que cirurgias com grandes incisões possam ser feitas com pequenos cortes e menores complicações. As principais indicações são as lesões labrais, impacto fêmoro acetabular, trauma e lesões ligamentares. A evolução no entendimento das doenças do quadril e nos materiais tem feito com que muitos pacientes se beneficiem desta técnica.
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos
40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.
R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP -
CEP 05002-061
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos
40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.
R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP -
CEP 05002-061
Agende sua Consulta Agora!