O corpo do homem e da mulher se comportam de forma diferente em diversas situações, especialmente quando o assunto é performance no esporte. Algumas diferenças entre homens e mulheres, sejam genéticas, fisiológicas e anatômicas ajudam a acentuar isso.
O homem possui um número maior de glóbulos vermelhos no sangue, o que proporciona uma maior capacidade de transporte de oxigênio e consequentemente um desempenho aeróbico sempre superior ao da mulher.
Além disso, o desempenho cardíaco do homem é também superior, atingindo débitos cardíacos máximos (maior volume de sangue que o coração consegue bombear por minuto) maiores que da mulher. Estas diferenças proporcionam ao homem uma vantagem fisiológica em qualquer solicitação de esportes de resistência.
Porém, eles tendem a uma queda de performance maior que as mulheres e estão mais propensos a diminuir o ritmo na segunda metade de uma maratona. Segundo os autores, a diferença pode ser devido à fisiologia, psicologia, como diferenças na tomada de decisão, ou ambos.
A vantagem da mulher é na flexibilidade, que tende a ser maior do que no homem, proporcionando benefício na execução de alguns gestos esportivos, particularmente nas modalidades em que coordenação motora e perfeição de movimentos prevalecem, como na ginástica artística.
Um bom exemplo é a natação. Como a mulher possui mais gordura e costuma pesar menos (a massa óssea é mais leve), ela flutua com menor esforço. Isso é verdade, especialmente, para as provas em mar aberto.
As diferenças entre homens e mulheres e suas similaridades dentro do mundo esportivo são comuns e naturais. O que vale é sempre estar satisfeito com seu esporte, independente da comparação de desempenho com seu colega, seja ele homem ou mulher.