Os praticantes de exercícios e de modalidades esportivas naturalmente tem mais chance de sofrer lesões e se você não tiver orientação suficiente a chance aumenta.
Essas lesões decorrentes das atividades esportivas estão relacionadas com o tipo de atividade física ou participação na atividade, condição física, uso de roupas e equipamentos , conhecimento e familiaridade com o exercício, antecedentes de lesões, frequência, intensidade e competitividade.
As lesões esportivas são mais frequentes nos esportes coletivos e de contato – futebol, basquetebol, voleibol e lutas em geral.
Esta avaliação realizada pelo Fisioterapeuta Esportivo tem como objetivo realizar uma análise criteriosa sob o ponto de vista físico, onde é q abordada as particularidades do atleta na sua modalidade esportiva. Esta análise busca a “Etiologia” (causa) diante do “Quadro Clínico” (sinais e sintomas) repercutindo na performance e se ultimando no afastamento do esporte. Desta forma, o diagnóstico cinético-funcional permitirá ao fisioterapeuta planejar o tratamento personalizado de acordo com as necessidades do paciente.
A avaliação é realizada após a consulta médica esportiva. O direcionamento do tratamento dependerá das informações de clínica médica e fisioterapêutica apresentadas da condição de saúde do atleta. Se necessário, serão efetuados em condições pré e pós-operatória.
São registrados em prontuário, a cada sessão finalizada, o controle evolutivo e as análises periódicas com recursos de fotos e vídeos e, também, através de questionários específicos, tudo validado na literatura científica, para melhor acompanhamento clínico e funcional.
A lesão no esporte que acomete o sistema musculoesquelético (músculos, ossos, articulações e tecidos associados), resultante da prática de uma modalidade esportiva, exercício ou atividade física, leva à dor, inchaço e limitação e/ou perda temporária da função.
As pessoas ativas, atletas e esportistas, querem se recuperar o mais breve possível de uma lesão e, para que isso ocorra, os profissionais da saúde envolvidos nesse processo têm buscado na literatura as melhores evidências para o tratamento e a resposta fisiológica mais efetiva a cada medicação, recurso físico, exercício terapêutico, manejo de carga e treino do gesto físico ou esportivo.
Uma vez diagnosticada a lesão por um Médico do Esporte, o Fisioterapeuta Esportivo terá, após sua avaliação cinético-funcional criteriosa, um planejamento adequado e, à sua disposição, ferramentas terapêuticas como os recursos físicos da eletrotermofototerapia (estimulação elétrica, calor, frio, ultrassom, laser, entre outros), técnicas de terapia manual, exercícios terapêuticos, agulhamento à seco, termografia diagnóstica, equipamentos e softwares para avaliação da força, flexibilidade, análise da biomecânica, questionários clínicos de controle e demais acessórios que forem necessários.
Minimizar a ocorrência de lesões em pessoas ativas, como atletas, esportistas ou público em geral, é um grande desafio aos profissionais da saúde envolvidos nesse processo. Com a popularização da prática de esportes e exercícios físicos regulares, a cada dia o número de lesionados aumenta. Devido a isso, os estudiosos nessa área têm apresentado ensaios clínicos com respostas mais apropriadas para o manejo das cargas impostas aos tecidos musculoesqueléticos. Além disso, os médicos, fisioterapeutas, preparadores físicos e técnicos, se orientam para conduzir suas atividades profissionais com esse público.
O retorno do paciente à pratica do esporte, exercício físico ou atividade física regular pós tratamento fisioterapêutico, é um momento de muita cautela, principalmente por parte do praticante, pois se houver algum excesso de “vontade” ou exagero no volume, intensidade e período de descanso inadequados, todo o trabalho executado pode se perder. Portanto, respeitar o planejamento da equipe multidisciplinar, onde o passo a passo da transição “reabilitação-retorno” ao “esporte/exercício/atividade física” é de fundamental importância, pois minimiza a ocorrência de novos traumas ou lesões de natureza semelhante.
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos
40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.
R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP -
CEP 05002-061
O Instituto Osmar de Oliveira construiu ao longo destes últimos
40 anos uma trajetória de sucesso e profissionalismo, tornando-se referência em São Paulo na área da Ortopedia, Fisioterapia, Medicina Esportiva e Reabilitação.
R. Dona Germaine Burchard, 332 - Perdizes - São Paulo - SP -
CEP 05002-061
Agende sua Consulta Agora!