Poucos conhecem a importância da fisiatria, a área da medicina responsável pelo tratamento de diferentes eventos decorrentes de traumas, lesões do sistema nervoso (central ou periférico), doenças reumáticas, doenças vasculares e das dores crônicas observadas na coluna e nos membros superiores e inferiores. Mas como o fisiatra pode te ajudar?
Ainda que todas as especialidades cuidem das dores, é o fisiatra que tem como foco a reabilitação do paciente que está com a mobilidade comprometida por doença ou por lesões.
O fisiatra avaliará o paciente e o orientará sob o ponto de vista medicamentoso e fisioterápico.
As questões médicas específicas da reabilitação incluem controle da dor, da função intestinal, da bexiga neurogênica, da disfagia, da ataxia de marcha e movimento, do controle da espasticidade e educação da doença.
Na fisiatria, o profissional é capaz de receitar tratamentos em diferentes abordagens, que vão de medicamentos, sessões de fisioterapia, bloqueios neuromusculares e infiltrações que podem ser feitas com diferentes medicamentos diretamente em uma determinada área do corpo.
A reabilitação fisiátrica se concentra no paciente como um todo ou em cada um dos principais sistemas orgânicos que estejam afetando as funções.
Finalmente, o fisiatra ajuda os pacientes a atingir a máxima função e a mais alta qualidade de vida possível.