Com a aproximação do inverno, o frio já bate nas portas do hemisfério sul. Época mais aconchegante e que demanda maior esforço para sair de casa, o inverno tende a ser um fator exponencial para aumentar a ausência das pessoas nas academias, que diminuem a prática de exercícios em um contexto geral.
Mas se você quer praticar atividades físicas mesmo com o termômetro atingindo temperaturas com as quais o nosso organismo não está acostumado, saiba que você deve tomar alguns cuidados essenciais para manter o seu corpo saudável. Veja algumas dessas precauções a seguir.
A temperatura média ideal para a prática de exercícios é a de 20 graus celsius. Em contrapartida, realizar atividades com os termômetros marcando menos de 14 graus é considerado uma agressão ao corpo pelo cardiologista e médico do esporte Nabil Ghorayeb, que afirma que tal ato pode, inclusive, representar riscos para a saúde do praticante. Isso ocorre pois o frio muito intenso causa a vasoconstrição, isto é, a diminuição do diâmetro dos vasos sanguíneos, o que impede o sangue de chegar onde deveria de forma suficiente.
As partes do corpo que costumam sofrer mais com a chegada do inverno são os pés, mãos e cabeças. Assim sendo, é fundamental proteger essas partes do corpo com mais intensidade. Há também uma relação da região afetada de acordo com o sexo de cada pessoa: homens necessitam de uma maior atenção as mãos, já que elas são mais frias; já as mulheres são acometidas com maior facilidade pelas dores de ouvido, e por isso é primordial que os praticantes de exercícios físicos, durante o inverno, não dispensem o uso das luvas e gorros.
Não faz-se necessário o cessamento total das atividades quando o tempo está mais frio do que o normal. Mas é importante proteger-se ao máximo para manter o corpo em uma temperatura agradável, de modo que você aproveite o exercício ao mesmo tempo em que mantém o seu corpo saudável.