O joanete, ou hálux valgo, é o nome dado a uma deformação que acomete os dedos dos pés. Os ossos e as articulações se desalinham e os dedos se desviam para o interior do pé.
A saliência é formada pela deformidade do osso, geralmente do dedão, e não por um crescimento ósseo nos pés, como muito é dito por aí. Como consequência, a distribuição do peso nos pés fica comprometida, o que pode prejudicar várias articulações do corpo.
Algumas atitudes diárias contribuem para o alívio da dor e do incômodo causadas pelo joanete. Confira e tente adaptar em sua rotina:
1 – Trocar os sapatos duros e apertados por modelos mais macios e folgados. Para as mulheres, evitar os saltos altos;
2 – Os protetores para joanetes podem ajudar a evitar que saliência óssea tenha atritos, consequentemente evitando o surgimento de feridas locais, absorvendo os impactos;
3 – O uso de palmilhas especiais contribui para evitar a inflamação óssea e a deformação característica, podendo ser uma boa opção para o dia a dia;
4 – Compressas de gelo no local podem ajudar a controlar a inflamação e diminuir a dor dos joanetes, uma vez que o gelo atua diretamente sobre a circulação sanguínea;
5 – Medicamentos tópicos podem ser usados no joanete durante a inflamação conforme indicação profissional. Aplique diretamente no local afetado para a ação anti-inflamatória.
A fisioterapia também é indicada em alguns casos, com exercícios que ajudam no alívio da dor e diminuição da inflamação, além de reabilitação do caminhar nos casos em que isso foi afetado pelo joanete.
Em raros casos em que esses tratamentos não surtam efeito, pode ser considerado o tratamento cirúrgico. Por isso a importância do acompanhamento médico. Agende a sua consulta no Instituto Osmar de Oliveira e realize uma avaliação com os nossos especialistas para entender qual o melhor tratamento para o seu caso.